CÂNCER NO SEIO DA IGREJA

                            CÂNCER NO SEIO DA IGREJA 

“As células saudáveis se multiplicam quando necessário e morrem quando o organismo não precisa mais delas. O câncer parece surgir quando o aumento de células do corpo está fora de controle, e elas se dividem muito rápido. Também pode ocorrer quando a célula “se esquece” de morrer.” http://www.minhavida.com.br

A oração e comunhão eram marcas da igreja primitiva, bem como a reunião diária no templo e nas casas. (Atos 2) e o Senhor acrescentava a igreja pessoas salvas.A igreja crescia com base em conversões.
Atualmente os programas de crescimento de igreja são inúmeros, são várias as estratégias e atividades diversificadas para atrair e tornar a igreja simpática à comunidade . 
O método de células tem sido muito usado e  até difundido através de cursos, ela se baseia em reuniões nos lares com objetivo de alcançar pessoas e multiplicar a membresia.
Há sites organizacionais que tripudiam ao relatar que a igreja local cresceu exponencialmente nos últimos anos como resultado da implantação de células.
Há Igrejas que cresceram monstruosamente, se profissionalizaram,  passando a ter visão e missão como uma instituição empresarial. Seus pastores, a exemplo de grandes corporações, tem a classificação sênior, master, etc.
Essas igrejas ainda tratam as igrejas menores ou mais novas como concorrentes, atacando seus novos convertidos com propagandas e convites para se transferirem para elas, afinal crescimento é aprovação de Deus, argumentam. 
O crescimento exponencial de que tanto se orgulham, pode ser diagnosticado como um câncer no seio da igreja, onde as células se dividem  rapidamente, ainda que desordenadamente, afim de  cumprir um cronograma com dia e hora marcados .
Infelizmente esse crescimento numérico não tem sido proporcional  à diferença que o evangelho faz. A existência dessas mega igrejas não tem impactado o bairro nem a cidade onde se localizam.
Há caso de estudos bíblicos em células baseados no livro de Rebecca Brown, há caso de ministração da  Ceia do Senhor para todos os visitantes com vinho alcoólico, há caso de líder que convida visitante para o motel após a reunião de célula,  disso resultam  batismos  sem preparação ou conversão , tudo no afã de bater metas.
Lamentavelmente a oração, leitura da Palavra e santidade não tem sido a base saudável e sustentável  para  muitas igrejas da atualidade, as quais se parecem mais com um clube religioso.
O câncer no seio da Igreja se dá quando o crescimento numérico é a prioridade em detrimento da conversão,  quando o ativismo substitui a santidade, quando o púlpito não prega a morte para o mundo, quando os pastores se tornam empresários da fé, quando o fruto da multiplicação é estéril.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s