A águia são mestras do vôo em altitude.Elas têm a capacidade de viajar longas distâncias e enfrentar turbulências fazendo manobras de vôo .
Quando o Senhor diz ao povo de Israel que os libertou sobre asas de águias e os aproximou dEle, nos faz refletir sobre o cuidado de Deus conosco diante das turbulências que se fazem presentes em nossas vidas.
Deus se fez presente em toda a caminhada pelo deserto, como uma nuvem durante o dia e como uma coluna de fogo durante a noite; saciando-os com codornizes, maná e água; não permitindo que seus pés inchassem nem que as roupas envelhecessem; livrando-os de Faraó e permitindo que atravessassem a pés enxutos o Mar Vermelho.
É incontestável que as nuvens escuras e as tempestades da vida nos causam temor e ansiedade, que os deserto são duros de atravessar, porém o fato desse Deus imutável continuar a se manifestar com providências nessa caminhada, nos prepara e fortalece, nos transforma e nos amadurece.
Focar nossa visão nas intempéries e no céu escuro é o mesmo que não enxergar saída para os desafios , dificuldades, lutos e lutas que se apresentam vez por outra a cada pobre mortal.
Fato é que o sol brilha acima das nuvens seja qual for a intensidade da tempestade vigente, e somente nos aproximando do Senhor podemos suplantar os problemas que vez por outra nos atingem,
Trocando a ansiedade pela oração (Filipenses 4.6,7)
Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.
Trocando a murmuração pelas ações de graça.( I Tessalonicense 5.18)
Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Trocando a solidão pela presença do Deus Emanuel ( Mateus 28.20b)
E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
Trocando a desesperança pela certeza da ação de Deus (2 Timóteo2.12 b)
porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.
Trocando o desnorteamento pelas pegadas de Cristo ( 1 Pedro 2.21)
Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos,
Trocando a esperança na ação humana pelo agir de Deus (2 Crônicas 32.8)
Com ele está o braço de carne, mas conosco, o Senhor , nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras
Trocando as lágrimas pelo riso e cântico de vitória (Salmo 126.2)
Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o Senhor tem feito por eles.
Trocando o foco para além dos problemas.( Eclesiastes 11.4)
Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará
Somente em Deus podemos ter esperança e a certeza de que não estamos sozinhos, e que Ele próprio nos leva além das nuvens!