Tenha fé!

Já deu tudo certo!

Fé não é otimismo, fé não é acreditar que tudo dará certo!

A verdadeira fé, certeza das coisas que se esperam e que não se vêem, não se trata de força humana, de força mental, de energia positiva, de fé no divino ou mesmo fé na fé!

A fé cristã é firmada em um Deus pessoal que tudo pode e é soberano!

A fé vai amadurecendo à medida que nos relacionamos com Deus e que vamos conhecendo-o em seus atributos e propósitos.

A Fé não questiona a Deus

“Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito” ( Hebreus 11.17)

Deus fez uma promessa a Abraão: ele seria pai de uma grande nação através de Isaque, gerado na velhice. A gravidez foi uma profecia cumprida que desafiou a circunstância de esterilidade de Sara e de idade avançada de ambos os pais. Abraão não resistiu em oferecer Isaque em holocausto, quando pedido pelo Senhor e a Bíblia nos revela que ele cria no poder de Deus para ressuscitar Isaque dos mortos.

A fé de Abraão era baseada no relacionamento com um Deus fiel para cumprir sua palavra, num Deus com poder de dar a vida, tomá-la e restituí-la. A fé de Abraão se revelou na obediência a Deus, e não sendo necessário que Ele procedesse como os pagãos que imolavam seus filhos em adoração a seus deuses.

Abraão conhecia a Deus suficientemente para confiar.

Diante da pergunta de Isaque: – Pai, onde está o cordeiro? Abraão pela fé responde: – Deus proverá!

A fé é perseverante

“Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós”. Gênesis 45.5

Aos 17 anos José foi vendido por seus irmãos ao Egito como escravo, separado de seu amado pai, introduzido num país distante com língua, povo e costumes diferentes dos seus. Foi acusado indevidamente de assédio sexual, preso injustamente, esquecido por amigos, etc. Tinha tudo para se revoltar, abandonar a fé.

Quando chegou à posição de governador do Egito não deixou que o poder subisse à cabeça. Seu relacionamento e suas experiências com Deus o levaram a manter-se perseverante na fé, se tornar uma bênção para toda a nação, inclusive foi capaz perdoar seus irmãos e ver a providência e soberania de Deus em toda a sua vida.

A fé é inabalável

“Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste”. Daniel 3.17,18

Mesaque, Sadraque, Abdnego diante da ameaça de morte do rei Nabucodonosor, não se acovardaram e não negaram a fé. Esses jovens deram um testemunho maravilhoso de fé no poder e na soberania de Deus, inclusive mostrando aceitação caso perdessem a vida.

A fé independe das circunstâncias

“Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”. Filipenses 4.12,13

O apóstolo Paulo viveu inúmeros desafios: prisões, açoites, naufrágios, perseguições… ele aprendeu a superar tudo na força de Cristo, inclusive o espinho na carne que Deus permitiu que permanecesse para lembra-lo de sua fraqueza humana.

A fé de Paulo se fortaleceu a medida que conheceu a Cristo e trabalhou para implantação do reino do Senhor.

A fé é prática

” A fé sem obras é morta” Tiago 2.26b

A Bíblia nos revela exemplos de pessoas que relacionavam com Deus e demonstraram uma fé madura diante de situações extremas.

A galeria da fé em Hebreus capítulo 11 cita inúmeros nomes de pessoas que viveram uma fé prática e genuína, porque conheciam a Deus não de ouvir falar, mas de experiência própria. Homens e mulheres capazes de agir crendo no cumprimento das promessas de Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s