LIÇÕES DO CÂNCER

1-A vida tem um ponto final.
O câncer nos faz sentir na pele nossa efemeridade e nos propicia um novo olhar para a vida e para a morte. Sem dúvidas caminhamos para a morte todos os dias. Alguns tem a vida ceifada repentinamente, outros recebem suas sentenças e trilham um caminho vagaroso, mas não há ninguém que escape à morte. A vida é o caminho que trilhamos e a morte é o seu ponto final.
2-O câncer não é uma sentença de morte!
O diagnóstico do câncer não é um ponto final,  mas uma reticências, uma oportunidade de mudança em nossa história de vida. O diagnóstico nos impulsiona a buscar saúde, vira nossa vida do avesso e nos ensina  o valor dos alimentos, dos exercícios, do descanso,das emoções, dos relacionamentos…
3-O melhor da vida está na simplicidade.
Diante da fugacidade da vida, passamos a nos saciar com as coisas simples da vida : um bilhete carinhoso, um abraço gostoso, uma palavra de incentivo, um elogio sincero, um tempo de prosa, um café á tardinha, uma visita cortês, um ombro amigo, uma amizade presente, uma viagem em família…
4-O Hoje é um presente de Deus.
 O câncer que ameaça nossa vida, nos ensina que a ansiedade pelo amanhã não deve tirar a qualidade do hoje! Cada  dia é uma nova oportunidade de vida  que Deus nos  concede com algum propósito. Devemos sim planejar o futuro, mas não devemos deixar as oportunidade imediatas para depois!
5-Amor torna a vida mais leve.
O amor é ação. Atitudes amorosas e gentis tornam os dias difíceis mais suportáveis, e nos faz desejar viver também o amanhã.
6-Não estamos no controle da vida.
Não temos o controle de nada! Diante do câncer e da ameaça de morte, não é nosso diploma, conta bancária, conhecimentos gerais, dons e talentos que irá nos garantir a cura. Dependemos de Deus, da medicina, dos médicos, do plano de saúde, do SUS, dos medicamentos…
7-A fé em Deus é uma raíz robusta.
A fé é a certeza do que não podemos ver e o fundamento de nossa esperança.Quem tem fé tem raíz. Uma palavrinha tão pequena, mas tão profunda, é capaz de nos ancorar nas promessas e na fidelidade de Deus, nos dando condições de nos mantermos equilibrados e de pé em meio às adversidades.
8-Amor e sofrimento andam de mãos dadas.
Impossível o câncer não trazer sofrimento físico e emocional, porém ele revela verdadeiramente o amor á nossa volta, travestido de parentesco ou amizade! E também nos propicia decepções, revelando a distância e indiferença tão pertinho de nós!
9- Somos mais que um corpo!
O câncer leva a saúde, a força, beleza: os cabelos, os cílios, a sobrancelha…e aí descobrimos o quanto somos mais que a aparência! Tudo acaba, mas nossa essência permanece, somente o que somos levamos dessa vida.
10- A cabeça comanda!
O câncer não pode ser subestimado nem tampouco superestimado. A informação é a arma que começa na prevenção. O câncer tem tratamento, o câncer tem cura. Indubitavelmente ele afligirá o corpo, mas a alma somente se permitirmos!

Deixe um comentário