
O Evangelho tem como foco a reconciliação do homem com Deus através da cruz de Cristo, uma iniciativa do próprio Deus para com os homens. Deus enviou seu Filho para dar a vida por nós pecadores, afinal nada tem o poder de nos reconciliar com Deus, senão Ele mesmo através de Jesus, seu Filho.
“E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; II Coríntios 5.18“
A cruz retrata a nossa natureza humana decaída, ela revela o fim que merecemos: a morte, mas também nos aponta para a reconciliação com Deus através da morte de Cristo em nosso lugar.
“Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” II Coríntios5.19,21

“Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só.’Romanos 3.10-12
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2.8-10
Quando o foco é Deus o padrão moral e espiritual se torna elevadíssimo , revelando a incapacidade humana de se religar a Deus , fazendo do homem um devedor eterno do amor de Cristo e seu sacrifício e trazendo o entendimento da graça de Deus .
Quando o foco é o homem o padrão moral e espiritual se torna rasteiro, desprezando o sacrifício de Cristo e trazendo para o homem a responsabilidade de se reconciliar com Deus pelos seus méritos.