INTIMIDADE

“>APROXIMANDO DO CORAÇÃO DE DEUS…

” Ora, também o primeiro pacto tinha ordenanças de serviço sagrado, e um santuário terrestre. Pois foi preparada uma tenda, a primeira, na qual estavam o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; a essa se chama o santo lugar; mas depois do segundo véu estava a tenda que se chama o santo dos santos, que tinha o incensário de ouro, e a arca do pacto, toda coberta de ouro em redor; na qual estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha brotado, e as tábuas do pacto; Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;”»Hebreus 9.1-4,24

A nossa vida cristã, a nossa intimidade e compromisso com Deus se assemelha em muito às parte do templo de Salomão, como se a medida que adentramos o templo, nos aproximássemos mais do coração de Deus. O templo era composto de três ambientes, os quais podem ser associados a um grau maior ou menor de intimidade com Deus.

1º- O Pátio exterior, era uma área sem restrições, onde se negociavam mercadorias.Ali havia uma porta, um altar e uma pia. O pátio exterior se assemelha ao acesso à mensagem do Evangelho, onde todos sem restrição, podem compreender que Jesus é a única porta para a salvação, que Ele se deu em sacrifício (altar) pelos pecados da humanidade , e que se faz necessário crer e se arrepender (pia) . O pátio externo é um lugar de massa, de transeuntes, podem ver, ouvir, conhecer, mas ainda não compartilham a intimidade da presença de Deus.
2º- Lugar Santo era lugar restrito aos sacerdotes. Aí se encontravam a mesa dos pães, um candelabro e o altar de incenso. O lugar Santo se assemelha a um relacionamento com Deus de serviço, exercício de
dons , estudo e meditação na palavra(mesa dos pães), ação do Espírito Santo ( candelabro), prática de oração ( incenso)
O lugar Santo está mais relacionado ao zelo pelas coisas de Deus.

3º-Lugar Santíssimo ou Santo dos Santos parte do templo separada por um véu, com entrada restrita somente ao sumo sacerdote.

Nela havia a sala do trono, onde estava a arca da aliança que guardava no seu interior, as tábuas da lei, o maná, a vara de Arão que floresceu.
Essa área representa acesso direto a presença de Deus, capaz de ser acessada somente pela ousadia do Sangue de Jesus (véu), somente os verdadeiros crentes em Jesus, podem ter essa intimidade profunda com Deus, marcada pela necessidade de cumprir a vontade de Deus (tábuas da lei), alimentar o espírito com o maná do céu (Cristo) e manter viva a esperança da ressurreição e vida eterna (vara que floresceu).
O Lugar Santíssimo ou Santo dos Santos retrata o grau de maior intimidade com Deus, está relacionado diretamente a  uma vida de santidade para anunciar ao mundo a Santidade de Deus  e seu amor por nós pecadores.