“Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados Dos quais o mundo não era digno, errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.” Hebreus 11.33,36-38
Jesus em sua oração em João 17,diz que sua igreja não pertence a esse mundo tal como Ele.
Na galeria dos heróis da fé em Hebreus 11, vimos muitos nomes conhecidos que obraram pela fé e muitos outros anônimos que morreram de forma trágica por não negar a fé em Cristo Jesus.
A coragem, a ousadia, a intrepidez e a perseverança são marcas dos cristãos cheios do Espírito.
Esse heróis sem nome mantiveram os olhos fitos no invisível, no eterno, no espiritual. Eles carregaram, dia após dia, a firme certeza de que é para esse destino que caminhavam, passo a passo.
Caminharam como geração eleita, nação santa , povo adquirido, carta viva, templo do Espírito, corpo de Cristo; caminharam com os olhos fitos no autor e consumador da fé. ( 1 Pd 2.5,9 2 Cor 3.3, I Cor 12, Hb12.2)
Caminharam pelo caminho estreito, sem desvios, sem atalhos. (MT 7.13,14)
Caminharam com os pés firmes na rocha,. (Sl 40.2)
Caminharam carregando sua cruz, seguindo o mestre Jesus! (Lc 9.23)
Heróis sem nome, dignos não por fama ou reconhecimento, mas por escolherem a morte — trágica, cruel e dolorosa — em vez de negar Aquele que os resgatou com o próprio sangue: Jesus.
O mundo não era digno deles!
O mundo vindouro é a casa de cada um desses!