“Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. Que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” II Timóteo 1.15; 3.14,15
Legado é uma herança que se deixa para a geração posterior, mas não necessariamente se trata de algo material. Ensinos, exemplos, valores, contribuições para a sociedade, para a história, para a ciência, são legado.
A Bíblia relata muitos feitos valorosos de homens e mulheres em Hebreus 11, alguns conhecidos por sua coragem, por sua perseverança, por sua lealdade, por seu amor, por sua sabedoria, por sua obediência, por sua paciência, etc.
Todos listados na galeria de Hebreus 11 tinham algo em comum: a fé!
A fé autêntica no Deus Salvador, provada pelas circunstâncias adversas, pelos sofrimentos e até pela morte; é o legado mais valioso que podemos deixar para quem amos e para as futuras gerações.
O apóstolo Paulo reconhece em Timóteo a fé não fingida que habitou concomitantemente em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice.
Muito do que somos hoje se deve a gerações anteriores que desbravaram o mundo, enfrentando longas distâncias e oposições, empenharam suas vidas em pregar o evangelho abdicando do conforto da sua terra, língua, família e segurança; para que a mensagem que transforma chegasse a nós.
Temos condições de pregar o evangelho de diversas formas, inclusive no conforto do nosso lar, Temos a obrigação de abraçar essa tarefa, não delegando à igreja ou aos cultos on line. Temos o privilégio de deixar um legado para nossa família que mudará sua eternidade!
A ordem do Senhor é para ser cumprida: ” Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.
Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder. E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.
Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.” Deuteronômio 6:4-9
Num mundo secular, onde impera o relativismo, a cultura woke, a aversão ao espiritual e divino, urge que nossas vidas sejam modelo de relacionamento com Deus e que vivamos em coerência com o que pregamos, a começar dento dos nosso lares.
Sejamos os primeiros discipuladores de nosso filhos, ensinemos o caminho para o céu através do relacionamento com nosso Deus Criador e a obediência a Ele como amor.
Inculquemos em nosso filhos a Palavra de Deus, antes que o mundo imprima sua marca de perdição e descrença em Deus.
Deixemos a maior herança, deixemos o mais precioso legado: Uma fé não fingida, a fé em Jesus!