1-ESTAR NAS MÃOS DE DEUS É ESTAR NO MELHOR LUGAR DO MUNDO! O trabalho das mãos do nosso Deus em nós , traz desconforto, dor e lágrimas. O objetivo desses ajustes é nos moldar ao seu padrão de santidade e caráter. O resultado final é prazeroso: conhecermos os planos perfeitos de Deus e sermos úteis a Ele. Exemplos bíblicos: Gideão e Josué.
2-AMAR É UMA ESCOLHA. A mídia, de maneira geral, apresenta o amor como um sentimento romântico, impulsivo, incontrolável que é eterno enquanto dura. O amor cristão tem como exemplo o amor de Jesus por nós, incondicional! O amar é uma escolha que exige disposição, renúncia, recomeços, perdão, é não fazer esperando recompensa. O amor é doação, é um exercício eterno! Referências bíblicas: 1 Coríntios 13 e Romanos 8.
3-DEVO COLOCAR MINHA VIDA, COMO UM VASO , EXCLUSIVAMENTE NAS MÃOS DE DEUS. Muitos cristãos esperam de uma pessoa amada, o reconhecimento, o carinho, a recompensa ,etc. Depositam sua felicidade ou esperança nas mãos de alguém :mãe, pai, irmã, irmão, amigos, namorado, cônjuge. Mas um dia… essa pessoa joga esse vaso pra cima e…. QUEBRA ! Só Deus não nos decepciona, Ele nos ama incondicionalmente e sempre! Exemplo bíblico: A história de Sansão e Dalila.
4-DEUS AGE NO KAIRÓS! CONSTANTEMENTE E A LONGO PRAZO. Nosso tempo é o Cronos: segundos, minutos, horas, dias, meses, anos… Pensamos muitas vezes que Deus não tem nos respondido, está calado, se esqueceu de nós. Na verdade Deus sempre está no controle de tudo, o tempo dEle é pleno. Quando chegamos ao final da nossa provação entendemos que foi o tempo suficiente, que Deus nunca deixou de atuar em todo o tempo… Ele estava encaixando todas as peças do quebra -cabeça, o qual nós desconhecíamos o resultado . Exemplo bíblico : a vida de José.
5-SE NÃO APRENDO, REPITO A PROVA! Deus nunca desiste de nós. Passamos por desertos e mares em nossa caminhada cristã. Cada obstáculo deve nos tornar experientes e aptos, nos fortalecer e treinar. O que aprendemos nessas experiências deve nos marcar de tal forma, que passe a fazer parte de nós. Quando nos recusamos a mudar nosso comportamento e caráter depois de vencidos os deserto e mares, não avançamos, passamos pelos mesmos desertos e mares até aprendermos a caminhar para frente, para uma maior intimidade com Deus. Exemplo bíblico: o Êxodo, Israel e seus cativeiros.
6-MINHAS FRAQUEZAS NÃO SÃO MOTIVO DE VERGONHA DIANTE DE DEUS, MAS OPORTUNIDADES PARA DEUS ME USAR APESAR DE MINHAS INCAPACIDADES. Deus não usa pessoas autossuficientes, que se julgam capazes ou melhores naquilo que fazem. Deus torna o fraco em forte, o incapaz em capaz, o menor em maior, o indefeso em vitorioso nas guerras. Deus não dá a glória dEle a ninguém . um grande privilégio do cristão é ser usado por Deus para ser bênção! Exemplos bíblicos: Jonas, Moisés, Davi, etc.
7-DEVO ME AVALIAR E AGIR PELO PADRÃO DE DEUS E NUNCA PELAS CIRCUNSTÂNCIAS Quando olhamos ao redor, fazemos julgamentos tais como: não tem jeito, não há saída, eu não mereço isso, o ímpio tem sido mais abençoado que eu, que injustiça! Devemos nos lembrar que um dia compareceremos todos diante do trono do Senhor, e ali não haverá circunstancias quem possam justificar meus atos ou minhas omissões. Cada um dará conta de si mesmo a Deus. Portanto, façamos o melhor para o Senhor e não para o fulano que merece ou deixa de merecer, nem pelas circunstâncias justas ou injustas. Referências bíblicas: Habacuque, Romanos 14:12,Colossenses 13:23.
8-DEUS ME DIZ CONSTANTEMENTE :NÃO SEJA MARTA, SEJA MARIA! É tão mais fácil fazer do que ser! É tão mais fácil fazer parte do louvor, do que ser achado entre os adoradores em espírito e em verdade. É tão mais fácil comprometer-se com as atividades da igreja, a se comprometer com o reino de Deus. É tão mais fácil doar alimentos e roupas usadas, a se doar em amor e perdoar o irmão. É tão mais fácil ler a bíblia, a se deixar santificar por ela. É tão mais fácil doar alimentos e roupas usadas, a se doar em amor e perdoar o irmão. É tão mais fácil ler a bíblia, a se deixar santificar por ela. É tão mais fácil ofertar, a se comprometer com a grande comissão. É tão mais fácil fazer para Jesus…a deixar Jesus fazer em você ! Referência bíblica: Lucas 10:38-41.
9-DEUS É A MINHA ÚNICA RIQUEZA Colocar Deus em primeiro lugar em nossa vida, não é apenas fazer a devocional diária nas primeiras horas do dia , mas agradá-Lo em toda a maneira de viver, sendo quem Ele quer sejamos : A mãe que meu filho merece? Não! A mãe segundo o coração de Deus. A esposa a altura de meu marido ? Não! A esposa que Deus quer que eu seja! A profissional compatível com o salário? Não ! A melhor segundo a responsabilidade que Deus colocou em minhas mãos. Colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas, é honrá-Lo com um padrão de comportamento acima da média, é fazer o melhor não para os homens, mas para ELE ! Referência bíblica: Salmo 16:2, Mateus 6:33 .
10-DEVO ME TORNAR A MUDANÇA QUE DESEJO VER Muito se espera das pessoas ou da igreja com relação ao Reino de Deus, às vezes nos tornamos desanimados ao ver a falta de interesse ou empenho com relação às coisas espirituais por parte das pessoas que nos rodeiam. Não devemos nos guiar pelas circunstâncias, mas realizar a obra pela fé. Devemos ser um alto padrão de vida irrepreensível, para que tenhamos autoridade e sejamos motivação para aqueles que querem se tornar luzeiros no meio de uma geração corrompida. Referência Bíblica: Mateus 5:16 , Filipenses 2:15.
11-É MEU DEVER PREGAR O EVANGELHO SEM PALAVRAS Nossa vida deve ser coerente com o que pregamos, daí vem nossa autoridade: devemos pregar o evangelho até mesmo sem palavras! Referência bíblica Pedro 2:12.
12-ATRAVÉS DE MINHA REAÇÃO FRENTE AOS MAUS TRATOS , PERCEBO SE TENHO CORAÇÃO DE SERVA. Nossa carne quer sempre imperar sobre nosso espírito. Muitas vezes somos impulsivos e nunca queremos sofrer o dano, ainda agimos segundo o “olho por olho, dente por dente”. A santificação através da Palavra, a devocional diária são o meio pelo qual alimentamos nosso espírito a ponto deste prevalecer sobre a carne. Exemplo bíblico: Atos:59-60, Lucas23:34.
13-SE IGREJA FOSSE PERFEITA, NÃO PRECISARÍAMOS DE CÉU. A igreja local é composta de homens, portanto não é perfeita pois os homens são falhos. A igreja universal, formada por todos os salvos, essa sim, será glorificada e alcançará a perfeição no céu. Exemplo bíblico: A igreja de Corinto.
14-EU NÃO FAÇO O SOL NASCER. Deus nunca exige de nós uma tarefa maior que nossa capacidade, Ele não espera que realizemos o que não podemos realizar. Deus espera que sejamos seus instrumentos e nunca os mentores dos Seus planos de ação.
15- NÃO DEVO SER O ADVOGADO DE DEUS – Ele nos escolheu para suas testemunhas , nunca para advogar suas causas ou para julgar o próximo. Não devemos parar as tarefas que Deus nos designou para ficarmos dando explicações ou tornando o evangelho aceitável aos incrédulos. A Ele pertence a obra. Exemplo bíblico: Neemias, Moisés.
16-NÃO DEVO PEDIR QUE DEUS ABENÇOE O QUE VOU FAZER , mas que me abençoe ao fazer o que Ele me pedir! Isso faz toda a diferença. Muitas frustrações vêm quando agimos na melhor das intenções, porém sem a aprovação de Deus. Exemplo Bíblico: I crônicas 21.1-7.
17-DEUS SÓ PODE ME USAR APÓS ME SONDAR, QUEBRANTAR , TRANSFORMAR e ENCHER. é muito fácil pedir a Deus para nos encher com seu Espírito e nos usar, mas ter a coragem de pedir na oração que Deus nos sonde, quebrante e transforme é para poucos! Somente um coração puro e limpo pode entronizar a Deus e dar-lhe o controle completo. Exemplo bíblico: Davi.
18-NA MINHA VIDA A DISPOSIÇÃO E A CAPACIDADE DEVEM ANDAR JUNTAS. Capacidade e disposição – São duas palavras que se complementam no trabalho no Reino de Deus. Satanás não pode tirar a capacidade que Deus nos deu, mas pode tirar a disposição para o trabalho. Exemplo: Elias Ao nosso redor há muita gente capacitada sem disposição em servir a Deus e muita gente disposta a servir sem capacitação, portanto só podemos realizar com eficiência a obra que Deus se estivermos disponíveis e dispostos a nos capacitarmos. Exemplo bíblico: O jovem rico .Lucas 18.22
19-DEVO SEGUIR A CRISTO NA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES E PEIXES, MAS PRINCIPALMENTE ATÉ O GETSÊMANI E O GÓLGOTA. É fácil nos manter alegres e motivados ao participarmos das bênçãos da vida cristã, mas independentemente das circunstâncias nossa vida cristã deve ser movida pala fidelidade e constância. A bênção muitas vezes está na tribulação. Exemplo bíblico: João 6.26.
20-O LIVRE ARBÍTRIO , A MAIOR RESPONSABILIDADE DO HOMEM Nada nem ninguém pode ser mais decisivo em nossas vidas que nossa própria vontade e escolha. O livre arbítrio é convite para o Diabo ou para Deus estar no controle. Exemplo: Judas Iscariotes.
21-A MINHA FÉ É DELEITE PARA DEUS. A diferença de credulidade e fé está no alcance da nossa visão, não devemos esperar ver para crermos, mas devemos crer para vermos .Texto Bíblico: Hebreus 11.6 .
22-O OLHAR DE ADMIRAÇÃO PARA A VIDA DO ÍMPIO NOS TIRA O FOCO. Não devemos invejar a prosperidade do ímpio , mas o desprendimento material dos vocacionados que se apresentam para o campo missionário, aí deve estar o nosso tesouro e o nosso coração. Texto Bíblico : Salmo 73.
23- QUEM SOU EU PARA DAR SUGESTÕES A DEUS? Não devemos orar respostas e sim orar pedidos. Deus é o dono do tempo e da história, bem como o personagem principal, porque deveríamos interferir no script? . Texto Bíblico: Jeremias 29.16.
24-NUNCA CONHECEREI OS ACONTECIMENTOS FUTUROS , MAS A PROMESSA DE CRISTO EM CAMINHAR COMIGO ME BASTA. Diante de momentos inusitados em que precisamos decidir ir em frente, mesmo que não saibamos o que virá no futuro, devemos nos manter satisfeitos e certos da presença de Cristo conosco. Texto Bíblico: Êxodo 33.12,13.
25-SATANÁS USA LENTE DE AUMENTO PARA ME DESENCORAJAR. Muitas vezes as situações nos parecem sem saída e maiores que nossa capacidade de enfrentá-las, quando na realidade Deus é quem peleja por nós e para Ele não há nada demasiadamente difícil. Exemplo Bíblico: I Reis 19.8-18 .
26-NÃO DEVO ENCARAR O PECADO, DEVO FECHAR A JANELA. Manter-nos longe de situações que nos propiciem pecar e entristecer a Deus é o melhor a fazer, não devemos pagar para ver e nos aproximarmos do que nos atrai para o pecado. Não é vergonhoso fugir, é prudente reconhecermos nossas fraquezas. Exemplo: II Samuel 11.1-4 .
27-OS PECADOS PASSADOS NÃO DEVEM SER O MEU CARTÃO DE VISITA – O poder do Evangelho não está no que deixamos de ser e nem por quanto tempo deixamos de ser, mas no que nos tornamos e na transformação que Deus está operando em nós dia a dia, pois fomos regenerados e sempre seremos inconformados com o pecado. Exemplo: Vida de Paulo, Pedro, João, etc .
28-QUANDO DEUS ORDENA, ATÉ O DIABO OBEDECE – Deus usa muitas maneiras para nos abençoar. As bênçãos muitas vezes nos surpreendem ao vir de mãos ímpias. Deus transforma em bênçãos , para os que o obedecem, até mesmo ações e más intenções contra nossas vidas. Exemplo: Ester .
29-NÃO SOU A VIDEIRA, SOU RAMO! Jesus nos ensina que Ele é a videira e nós os ramos. Devemos ser dependentes e obedientes para que nossas vidas resultem em fruto para glória e honra do agricultor: Deus. Não devemos desejar ser reconhecidos como os que realizam e fazem acontecer no reino de Deus. Exemplo: Atos 3.12.
30-DEVO SER RESPOSTA DA ORAÇÃO DE CRISTO. Jesus pede ao Pai nossa santidade. Portanto, esse deve ser o alvo de todo aquele que é filho de Deus e deseja agradá-lo com seu modo de viver. Não há lugar para negociação com o pecado, a busca pela santidade na oração e na Palavra devem permear todo nosso coração. João 17.17.
31-DEUS USA NOSSAS FRAQUEZAS PARA NOS ENSINAR NOSSOS LIMITES. As fraquezas que manifestamos vez por outra, revela-nos o limiar entre a vida de santidade e de pecado. Quando ultrapassamos a fronteira, declaramos independência de Deus. Exemplo: profeta Jonas.
32-O SUCESSO DE QUALQUER MINISTÉRIO SE DEVE AOS JOELHOS DOBRADOS. A oração é a fonte de poder para o filho de Deus que deseja cumprir o propósito do Senhor com sua vida. É na presença de Deus que somos cheios de coragem, discernimento, sabedoria, estratégias, capacidade e amor. Exemplo: Livro de Ester.
33-DEUS USA PESSOAS DIVERSAS E CIRCUNSTÂNCIAS ADVERSAS PARA ABENÇOAR SEUS FILHOS . O cuidado de Deus com nossos pais, por exemplo no quesito saúde ou finanças, nos abençoa indiretamente. Muitos são abençoados por causa do amor de Deus por nós, seus filhos. Assim somos beneficiados indiretamente pelas bênçãos e livramentos que Deus concede aos que estão à nossa volta. Exemplo de Abraão e Ló.
34- FIRMEZA E CONSTÂNCIA EM SEGUIR A CRISTO, VALE MAIS QUE MARAVILHAS! Jesus era seguido por multidões ávidas por pães e peixes, por maravilhas! Diante da crucificação de Cristo, a multidão e os discípulos se dispersaram, pois as motivações não eram o Cristo e sim, o que Ele podia oferecer. Ser firme e constante implica em andar em obediência e isso nos torna conhecidos dEle! ! Referência bíblica: Mateus 7.21.
35-AS MINHAS ORAÇÕES DEVEM TRAZER MUDANÇA PRIMEIRAMENTE A MIM. Se nos dedicamos a falar com Deus, adorar, confessar, interceder, isso impactará positivamente e primeiramente as nossas vidas. A oração transforma o coração, o palavreado, as atitudes, as intenções, a mente, as prioridades…Se não houver mudança em nós, com certeza a oração terá sido apenas um ato de religiosidade. Exemplo Jabez.
36-TODO FILHO DEVE DESCANSAR NO PAI, ISSO IMPLICA EM ZERO ANSIEDADE PELO DIA DE AMANHÃ. Deus sempre desejou que descansássemos nEle e na sua provisão. No deserto o Senhor ensinou o povo de Israel, através do maná, não duvidar da provisão diária. Jesus em diversas ocasiões chamou a atenção para as preocupações com as coisas desse mundo. A Ansiedade é o mal do século, até crianças tem sofrido com ansiedade! ! Referência bíblica: Mateus 6.25-33.
37-É NA CAMINHADA CRISTÃ QUE SOMOS CURADOS DOS TRAUMAS E FERIDAS EMOCIONAIS. A medida que andamos com Cristo, aprendendo e nos moldando a Ele, vamos deixando no passado nossas dores, nosso traumas, nossas feridas da alma, porque vamos conhecendo o amor de Deus e nosso valor para Ele. Deus sempre nos propicia oportunidade de cura para as feridas da alma. ! Referência bíblica: II Coríntios 5.17.
38-UM CRISTÃO SE MEDE PELO PADRÃO VERTICAL E NÃO HORIZONTAL. A Parábola do fariseu e publicano que entram na sinagoga para orar, retrata o padrão pelo qual normalmente nos pautamos. Se o padrão de julgamento é o próximo, temos a tendência de nos exaltarmos, mas quando o padrão vem do alto não temos nunca do que nos gabarmos diante de Deus! ! Referência bíblica: Jeremias 9.23,24.
39-DEUS MIMA SEUS FILHOS, ELE É UM DEUS AMOROSO. Em muitos episódios homens de Deus se mostraram desanimados, depressivos ,lamuriosos, enfraquecidos… e com toda a misericórdia de um Pai, que conhece a estrutura de seu filho, Deus se fez presente. Deus, algumas vezes, acata nossos pedidos mas íntimos e atende aos detalhes, como uma forma de mostrar o quanto está atento a nós, individualmente. Ex: Jonas, Elias, Moisés.
40-AS TENTAÇÕES NOS FAZEM CONHECER DO QUE SOMOS CAPAZES, ELAS NOS REVELAM A NÓS MESMOS! Invariavelmente julgamos e condenamos atitudes alheias, as tentações nos provam que somos passíveis dos mesmos erros, se não nos esquivarmos de desejos que nos afastem do Pai. Referência bíblica: Tiago1.14,15.
41-NOSSO OLHAR SOBRE NÓS MESMOS MUDA À MEDIDA QUE NOS APROXIMAMOS DE DEUS. Reconhecemo-nos falhos, pecadores, indignos e incapazes, mas amados com amor incondicional. Não há espaço para o orgulho, autossuficiência, nem tampouco baixa estima ou insegurança. Sabemos quem somos e quem Ele é! Referência bíblica: Provérbios 4.18.
42-MISERICÓRDIA É UM FRUTO RECORRENTE NA VIDA DE UM CRISTÃO MADURO. A misericórdia não pode faltar na vida de um cristão maduro espiritualmente, pois o tempo de caminhada com Deus nos torna semelhantes a Ele e nos faz enxergar os outros pelo seu olhar. Salmo 103.13,14.
44- O ESPÍRITO SANTO MOSTRA AMOR E MISERICÓRDIA QUANDO INTERCEDE POR NÓS. Podemos perceber os livramentos de Deus quando ganhamos experiência e maturidade em nossa vivência. Percebemos o desconhecimento e a imaturidade nas orações realizadas no passado e entendemos o quão é importante a intervenção do Espírito por nós.
45- NÃO DEVEMOS DESEJAR UMA GENEALOGIA MELHOR QUE A DE CRISTO. Quando analisamos a genealogia de Cristo, encontramos pessoas das mais diversas índoles e também com atitudes reprováveis. Todas contribuíram para um propósito maior, nem mesmo suas falhas puderam impedir o agir de Deus na história, nem diminuíram a importância de Cristo Jesus. Referência bíblica Mateus 1.
46-HIPOCRISIA E ORGULHO ESPIRITUAL ANDAM DE MÃOS DADAS. Um coração não quebrantado é capaz de acreditar em si mesmo e buscar aplausos. Essa atitude ignora completamente a onisciência do senhor que sonda corações e aprova um espírito verdadeiro e sincero. Referências bíblicas: Atos 5, Mateus 5.6-13.
47- ENQUANTO O CORAÇÃO NÃO ESTIVER TOTALMENTE CATIVO AO SENHOR DEUS, O DESERTO SERÁ NECESSÁRIO! Muitas vezes as dificuldades da vida se mantêm demoradas e longas, porém somente o Senhor sabe a propensão de cada um em voltar à velhas práticas ou sentimentos que negam o Senhorio de Cristo. Deus tem seu tempo e propósito perfeitos. Referência bíblica: Êxodo 13.17.
48- A INVEJA E A INGRATIDÃO SEMPRE ESTARÃO DE PRONTIDÃO! Jesus sempre esteve cercado de inveja e ingratidão, porém Ele nunca revidou ou deixou de dar seu melhor na relação com os invejosos e ingratos. Referência bíblica: Mateus 27.
49- QUANDO FAZEMOS AO SENHOR E NÃO AOS HOMENS, NÃO NOS IMPORTAMOS SE FAZEMOS SOZINHOS. Muito das frustrações que ocorrem no trabalho do Reino de Deus, se deve a falta de obreiros e ao trabalho negligente de muitos, porém quando entendemos nossa relação individual com o Senhor, buscamos com afinco sua aprovação. Referência bíblica: Lucas 9.62.
50- NEM TODOS TIRAM AS MESMAS LIÇÕES DE UMA PROVAÇÃO. As provações são testes de resistência, paciência, fé, obediência e santidade. As lições aprendidas após as provações dependem da maturidade espiritual de cada um, infelizmente alguns deixam a desejar no aprendizado que Deus lhes proporciona. Referência bíblica: Números 14.1-9.
51-O PERDÃO É O MAIOR PRESENTE QUE RECEBEMOS DE CRISTO . Se não conseguimos perdoar ainda não estamos vivendo o evangelho em sua essência e plenitude. Exemplo Bíblico: Mateus 18.21-35.