BATENDO PAPO COM A SERPENTE

Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.” Deuteronômio 6.4a

Satanás age de maneira sutil como um anjo de luz, aparentemente fora de suspeita.

Ele envolve , seduz, fala mentiras, torce a verdade, incita, sugere, engana, confunde, acusa, etc.

Satanás aponta a liberdade do homem e sua felicidade como independência de Deus, sua voz se confunde como o eco de nossos desejos, e suas sugestões encorajam nossas concupiscências.

Dar ouvidos a Satanás é permitir a inoculação de um veneno mortal na mente e no coração humano.

Portanto é imprescindível à igreja do Senhor conhecer a voz de Cristo e desejar obedecer aos seus comandos, ainda que seja em detrimento de suas vontade ou desejos.

Satanás ao incitar Eva ao pecado, levou-a a questionar a ordem de Deus e duvidar do seu amor.

Deus conhece as consequências do pecado, pois Ele os determinou, sendo assim os limites de Deus não são privação, mas proteção.

O diabo usa vozes fora de suspeita para nos induzir a caminhos de independência de Deus. Ele diz através de muitas bocas:

1- VOCÊ TEM QUE APROVEITAR A VIDA!

Na parábola do filho pródigo a Palavra de Deus retrata o jovem que deixou seu pai, seu lar, sua responsabilidade para associar-se a pessoas que buscavam “aproveitar a vida”. Depois de gastar toda a herança recebida, desperdiçar tempo, saúde e recursos, confirmou que o que tinha de mais precioso, era a casa do seu pai. (Lucas 15.11-32)

O mundo exalta o prazer a todo custo, muitos dizem que a vida é curta e precisa ser aproveitada ao extremo, mas nada vale a pena quando fere o coração de Deus . Afinal o que temos de mais precioso é a herança eterna que o Pai proporciona a seus filhos.

2- REALIZE SEUS DESEJOS! NÃO SE IMPORTE COM OS OUTROS!

No livro de II Samuel capítulo 13, vemos que conselhos equivocados podem vir através de amigos ou parentes próximos, pessoas íntimas que normalmente não levam Deus a sério.

Assim foi quando Amnom, filho do rei Davi, deu voz aos desejos do seu coração sendo ainda insuflado por seu primo Jonadabe a armar cilada para Tamar, sua meia irmã, a ponto de estuprá-la.

As consequências desse ato foram pavorosas e culminou com a morte de Amnom por seu irmão Absalão num ato de vingança contra a violência a Tamar.

Sugestionar ao homem realizar desejos sem pensar em consequências é o modus operandi de Satanás, bem representado em Gênesis 3.1-6

3-OUÇA SEU CORAÇÃO!

Satanás não é onisciente a ponto de conhecer o que o homem está pensando, mas pode plantar idéias e sugestões na mente e no coração humano

Em I Crônicas 21.1 Satanás incitou Davi a numerar o exército de Israel , o que era contra a vontade de Deus.

Em Mateus 16.21-23 vemos Satanás incitando a Pedro dissuadir Jesus de sua missão salvadora.

Portanto deixar o coração falar mais alto que a voz de Deus é uma atitude desastrosa na vida do crente.

4- NÃO É BEM ASSIM… NÃO TEM NADA HAVER…

Satanás enganou Eva torcendo as ordens de Deus (Gn 3), mas não enganou a Cristo usando a mesma estratégia de torcer a palavra de Deus, quando o tentou no deserto.( Mt 4)

Satanás é mestre em confundir, minimizar consequências, mentir… sua missão é convidar o homem a pecar. Jesus não escapou das tentações, mas em tudo permaneceu sem pecado!

Sua resposta para as sugestões do diabo foi: ” Vai-te, Satanás” (Mt 4.10)

5- DEUS MANDA EU TE DIZER:

I Reis 13 A Palavra de Deus registra um episódio onde um profeta recebe uma ordem direta de Deus e a cumpre, até dar ouvidos a um outro profeta que diz ter recebido ordem contrária da parte de um anjo , levando-o a crer nessa mentira , desobedecer e consequentemente morrer.

Em Gálatas 1.8 Paulo diz que até mesmo se um anjo do céu descer anunciando outro Evangelho além do que ele pregou, deve ser considerado maldito.

Deus fala diretamente com seu povo e não é Deus de confusão, portanto a ordem direta de Deus nunca deve ser substituída por experiências alheias ou ordens avessas a sua Palavra.

7- O IMPORTANTE É O AQUI E O AGORA!

Gênesis 25.29-34 e Hebreus 12.16 retratam a atitude de Esaú que abriu mão de sua primogenitura ao valorizar mais um prato de lentilhas em detrimento de ser o principal herdeiro da família e chefe espiritual. Inclusive o Deus de Israel haveria d ser mencionado como “O Deus de Abraão, Isaque e Esaú”.

Esaú é qualificado como profano pelo autor de Hebreus, abriu mão da bênção de Deus para satisfazer imediatamente sua fome.

Assim é o pecado: gostoso ao provar e amargo ao digerir!

Infelizmente as histórias se repetem com outros nomes, rostos, culturas e tempos diferentes.

O Homem é sempre o mesmo em suas concupiscências e Satanás é milenar em suas artimanhas e desfaçatez.

Deixe um comentário