O profeta Isaías anuncia: “Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.” (Isaías7.14)
O nascimento de Cristo tem um significado maior e profundo, ao começar pelo seu nascimento virginal, que revela sua santidade como Filho de Deus, concebido pelo Espírito Santo, sem participação humana. Esse fato o torna apto a ser o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, o único capaz de nos substituir na cruz do Calvário, pois o justo se fez injusto, o santo se fez pecador afim de pagar o salário do pecado por mim e por você!
O nascimento do Messias de Deus era esperado na antiguidade e profetizado por homens . Ele veio: ” Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”João1.11-14
O nascimento de Jesus tem um significado espiritual e eterno, ainda que a rejeição a sua pessoa impere, Ele reina sobre tudo e todos. Poucos o aceitam como Deus encarnado, Salvador e Senhor., mas a esses poucos deu-lhes o poder de serem chamados filhos e não mais criaturas.
Quando experimentamos esse novo nascimento, passamos a rejeitar tudo o que toma o lugar de Cristo, pois não podemos deixar de ter os olhos fitos em sua obra salvífica e dia a dia agradecer o derramamento de sua graça e verdade. Comemorar o natal falando de papai noel, união, alegria, confraternização, presentes, luzes, ceia ; e não memorar seu verdadeiro significado: o nascimento de Cristo, o Salvador; é fazer festa de aniversário e deixar de lado o aniversariante.
Jesus não divide apenas a história entre antes e depois de Cristo, Ele tem o poder de fazer total diferença entre antes e depois nas nossas vidas também!